27 de janeiro de 2012

RACISMO E PRECONCEITO: TOLERÂNCIA ZERO

O músico Fábio Lira, militante do movimento negro, usou o seu perfil pessoal no Facebook para protestar contra um crime de racismo ocorrido nesta quarta-feira (25), no Shopping Iguatemi.
Em seu Face ele diz ter sido agredido por um individuo branco que se dizia funcionário do Banco Itaú, da agência do centro de compras. “Ele me agrediu, empurrando meu rosto por que não permiti que ele furace a fila do caixa da Perini e inconformado, quando a senhora do caixa disse que eu estava na fila (e ele não), partiu para briga e começou a lançar palavras racistas tais como: "Quem é você, seu preto do cabelo rasta podre fudido, você é um fudido!", desabafou em postagem.
Outra publicação, feita por Ricardo Andrade, conta que momentos depois, quando a Polícia Militar chegou, não teria permitido que Lira e os jovens se pronunciassem. Os agentes teriam levado os três jovens na mala da viatura, enquanto o branco ia no interior do carro, para a 16ª Delegacia, no bairro da Pituba. O advogado acionado pela campanha Reaja, Zé Raimundo, teria acompanhado o músico no depoimento.
Esperamos que a delegada Jussara, mulher negra, militante dos Direitos Humanos e seria apure mais esse caso e tome as medidas cabiveis contra esse racista mediocre e contra esses capitães do mato (travestidos de policiais) que, mais uma vez, preferem acreditar que o negro que chama a policia deve ir para a delegacia na mala da viatura, enquanto o criminoso, por ser branco, vai ao seu lado no banco do carona.

No Rio Grande do Sul, o filho do jogador Zé Roberto sofreu racismo na escola. "Sempre fui bem tratado no exterior. É triste ver meu filho descriminado em meu país". Disse  o jogador.

Enquanto eu puder falar e escrever vou lutar contra esse câncer que corroe a nossa cidadania e dignidade. Lutem comigo! Christiano Santos

Contra  o racismo e a descriminação....

Contra  o racismo e a descriminação....



Nenhum comentário: