15 de agosto de 2011

TOLERÂNCIA ZERO!

O FATO OCORRIDO COM O JOVEM HEVERTE SOUZA, BALEADO NO ÚLTIMO SÁBADO (13), DEMONSTRA O NÍVEL DE EXPOSIÇÃO, AO QUAL, TODOS ESTAMOS EXPOSTOS EM NOSSA COMUNIDADE. O PROBLEMA É TÃO GRAVE QUE, ATÉ MESMO QUANDO SE TRATA DE UM "INCIDENTE" (O POLICIAL ACREDITOU ESTAR ENVOLVIDO EM UMA EMBOSCADA, POR ISSO TERIA ATIRADO NO TAXI ONDE ESTAVAM HEVERTE E MAIS 4 PESSOAS), A JUSTIFICATIVA É A MESMA; "NORDESTOFOBIA", MEDO OU ÓDIO DE JOVENS MORADORES DO NORDESTE.

CONDENAR O POLICIAL CIVIL, PODE PARECER UM EXCESSO OU MÍNIMO A SER FEITO, EM RELAÇÃO AO DANO CAUSADO, SEM CONTAR O RISCO DE SE PERDER A VIDA DE JOVENS TRABALHADORES DE NOSSA REGIÃO. PARA ESSE BLOG O QUE PRECISA SER POSTO NO BANCO DOS REUS É O MODELO DE FORMAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS, PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS PARA NOS PROTEGER. HOMENS TREINADOS NUMA LÓGICA DE GUERRA, NA QUAL OS INIMIGOS TEM NOSSA CARA, A PELE NEGRA COMO A NOSSA E MORA EM NOSSOS BAIRROS PERIFÉRICOS.

COMO DIZER A ESSES JOVENS QUE NOSSA POLICIA SEGUE, NOS DIAS ATUAIS, A TEORIA LOMBROSIANA NA QUAL O CRIMINOSO PODE SER IDENTIFICADO POR CARACTERISTICAS GENÉTICAS, COR DA PELE E OUTROS TRAÇOS FISICOS. E A "TEORIA" CONSTITUCIONAL: "TODOS SOMOS PRESUMIDAMENTE INOCENTES ATE QUE SE PROVE CONTRARIO?".

SOMOS TODOS VITIMAS DESSE PROCESSO QUE PRECISA SER, IMEDIATAMENTE, REPENSADO.

SENHOR GOVERNADOR; SOCORRO!!!!


2 comentários:

Cimara disse...

Sabemos que a policia precisa ter mais treinamento, mas devemos saber o outro lado da história, pois não sabemos realmente o que veio a levar o polical a tal ato.
Acho que no meio de um transito ele não teria como saber se esse rapaz morava no nordeste, será que ele tinha uma placa dizendo: EU MORO NO NORDESTE.
Precisamos rever nossos conceito e saber que aquele policial pode ser também um pai de familia e que pode ter se sentido ameaçado por algum motivo.

Christiano Santos - PR Bahia disse...

A jovem Cimara tem parcial razão em seu comentário.

É verdade que o evento acontecido pode ser considerado uma fatalidade, bem como, é verdade que o agente não atirou em pessoas por se tratarem de moradores de uma região em especial. Não é esse o aspecto que abordamos. Nos referimos ao fato de ser muito comum excessos, contra jovens negros, por parte de uma policia que é adestrada a nos ter como alvo.
Agradeço, embora hajam divergencias entre nossos pontos de vista.